Por trás da magnificência de uma toga há, na essência, sempre, um homem, igual a qualquer outro, repleto de anseios, angústias, esperanças e sonhos.

14 de dezembro de 2010

Homenagem ao dia do Ministério Público


Quando cheguei à 2ª Vara Criminal (2ª VCrim, como carinhosamente chamamos), em outubro de 2008, já havia uma Promotora de Justiça com atribuições lá: Sivoneide Tomaz do Nascimento.
Conforme fomos trabalhando juntos, pude constatar que se tratava de uma pessoa simples, equilibrada e madura. Uma profissional tecnicamente preparada e com uma bagagem humanística que fazia inveja à maioria dos atores jurídicos.
Ela não joga palavras à toa. Sua postura é de discrição, mas quando fala tem sempre algo relevante a dizer. Por isso eu a ouço sempre com muita atenção. É gentil com todos, sem exceção. Não se queda em maniqueísmos e nem visa dar lições de moral nos acusados.
Essa sua postura é admirada não só por mim, mas pelos servidores da Vara, pelo defensor público e pelos advogados.
Nada melhor do que hoje, no dia do Ministério Público, homenageá-la em nome de todos os profissionais que, como ela, honram a magistratura de pé.


Homenagem a Sivoneide Tomaz do Nascimento


Promotora de Justiça
Na mais bela acepção,
Seu sentido humano atiça
Em nós a admiração.

Não há palavras errantes
Quando sua boca fala.
Seus olhos vêem distante,
Iluminando as searas.

Seu coração, sem engano,
Com a retidão é fiel.
Ele enxerga o ser humano
Que está no banco dos réus.

Não se assombra com achismos
Despidos de coerência.
Não se queda em formalismos,
Preocupa-se é com a essência.

Todos se calam ao ouvi-la,
Mesmo com a voz tão suave,
Pois que consegue expandi-la
Com argumentos sagazes.

Digo, como magistrado,
Que é uma honra e uma alegria
Trabalhar sempre ao seu lado
No labor do dia-a-dia.

Sua atuação é um exemplo
De retidão e humildade,
De equilíbrio e bom senso,
Sempre buscando a verdade.

A colega Sivoneide,
Por ser tão distinta assim,
Será sempre a, dama, a “lady”
Desta Segunda VCrim!

4 comentários:

  1. que bonito, ela deve se sentir honrada por tão bela homenagem!

    ResponderExcluir
  2. Pessoa admirável a quem tive a honra de auxiliar como estagiária, estou nos últimos dias do meu estágio e posso dizer que deixo a 55ª Promotoria de Justiça com uma bagagem enorme, que levo tanto para a vida pessoal quanto para a profissional.
    Admiro a postura e seriedade com que conduz o seu trabalho, às vezes parece tão séria, mas com um senso de humor imensurável. Vou sentir saudades da minha “chefinha”.


    Gilene Carvalho.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de secundar a justa e honrosa homenagem à querida Dra. Sivoneide. É espantoso como a harmonia e o respeito mútuo entre o defensor o promotor e o juiz facilita a busca por Justiça. Saio do trabalho sempre em paz e com a sensação do dever cumprido. Aprendo muito com Dra. Sivoneide e Dr. Rosivaldo. Dra. Sivoneide é um exemplo a ser seguido.

    ResponderExcluir
  4. Meu caro amigo, agradeço a homenagem prestada ao Ministério Público e a mim. Sua poesia é tocante. Somente uma alma tão sensível como a sua pode nos brindar com tantas palavras elogiosas. É muito boa a aura que você cria ao seu redor. Também, com a colaboração de Dr. Manoel Sabino, a quem também estimo muito, o nosso ambiente de trbalho se torna menos denso e mais feliz. Um abraço da amiga

    Sivoneide Tomaz

    ResponderExcluir

IDENTIFIQUE-SE E FIQUE À VONTADE PARA COMENTAR. SOMENTE COMENTÁRIOS ANÔNIMOS NÃO SERÃO ACEITOS.